A equipa vencedora a nível da Escola, autora do Jogo sobre a Alimentação mediterrânica que vai representar a nossa escola a nível Nacional (Alexandre, João, Telmo e Simão do 6ºA.)
Quatro turmas da EBVV (5ºA, 6ºA, 6ºB e 6ºH), foram desafiadas a desenvolver atividades em grupo/equipa para representarem a nossa escola em dois concursos, promovidos pelo Eco-Escolas, alusivos à temática “Alimentação Saudável e Sustentável”
1º RECEITAS SUSTENTÁVEIS TÊM TRADIÇÃO: existem receitas que nos acompanham ao longo dos anos, ao longo da vida. Receitas antigas, que se tornam as favoritas da família e que vão sendo reproduzidas ao longo das gerações. O objetivo desta atividade é demonstrar que a tradição da gastronomia portuguesa e a sustentabilidade caminham de mãos dadas. As nossas receitas ancestrais portuguesas, com fortes raízes mediterrânicas, são ricas em ingredientes locais, são frugais, juntam a família à mesa e são das mais sustentáveis.
Grupo de alunas da turma do 5⁰ A, que concorreram ao concurso do " Jogo da alimentação mediterrânica"
Receita das alunas: Mariana Fernandes, Matilde Pedrosa, Matilde Sousa e Victória Ferreira do 6ºA Trabalho vencedor a nível da Escola.
2º JOGO DA DIETA MEDITERRÂNICA: Esta atividade desafia os alunos a elaborarem um Jogo, (físico ou digital) tem como objetivo incentivar os estudantes a pesquisar mais sobre a Dieta Mediterrânica e os seus 10 Princípios.
Jogo digital sobre a Dieta Mediterrânica da autoria de alunos do 6⁰A
Neste contexto e no âmbito das atividades promovidas pelo projeto Eco Escolas da EBVV, a professora da disciplina de ciências naturais Teresa Oliveira, desafiou os seus alunos a participarem no concurso Nacional do "Jogo da Dieta Mediterrânica".
O objetivo desta atividade é desafiar os alunos a elaborarem um Jogo, (pode ser físico ou digital) que tem como objetivo incentivar os estudantes a pesquisarem mais sobre a Dieta Mediterrânica e os seus 10 Princípios. Nesse sentido os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre a Dieta Mediterrânica. Podem elaborar um jogo de tabuleiro (tipo jogo da glória) ou de correspondências, por exemplo. Poderão elaborá-lo fisicamente ou optar por criar um jogo digital; no entanto era obrigatório abordarem a temática da Dieta Mediterrânica, os seus princípios, a roda dos alimentos, etc.
Grupo de alunas da turma do 6⁰H, concorrentes ao jogo da Dieta Mediterrânica
Felizmente este desafio da professora de Ciências Naturais, no âmbito de um concurso Nacional do Eco-Escolas, promovido pela ABAAE, encontrou logo Eco em todos os alunos das quatro turmas (5ºA, 6⁰A, 6⁰B e 6⁰H), o que possibilitou a constituição de vários grupos e a elaboração de vários jogos, físicos e digitais. Os diversos grupos de alunos são apresentados nas seguintes imagens:
Grupos de alunos concorrentes do "Jogo da Dieta Mediterrânea" , turmas; 5º A , 6º B e 5º A
Grupo de alunas concorrentes do "Jogo da Dieta Mediterrânea" , turmas do 5º A
Grupos de alunos concorrentes do "Jogo da Dieta Mediterrânea" , turma do 6º B
Apesar de só uma equipa poder ser selecionada por modalidade de concurso, a qualidade dos jogos e receitas elaboradas pelos diversos grupos foi muito boa, facto esse que tornou difícil a escolha do jogo vencedor. Em suma só nos resta dar os parabéns aos alunos vencedores do 6⁰ A, e reconhecer a dedicação a esta atividade de todos os outros alunos envolvidos, e assim estender os nossos Parabéns a todos, pois todos foram vencedores 👏👏👏
Agora todos nós iremos torcer por um bom resultado no concurso a nível nacional do Jogo que foi escolhido para representar a nossa Escola, que poderão conhecer clicando no seguinte link:
Brevemente daremos mais notícias sobre este Concurso Nacional.
Teresa Oliveira
Equipa do Eco-Escolas da EBVV
Comments