
A equipa que realizou a grande limpeza no nosso Charco Pedagógico, alunas do Clube da Floresta "A Bolota", nomeadamente as alunas; Olívia Martins 8ºD , Mariana Sousa 8ºD, Inês Gomes 6ºF e Matilde Gomes 6ºF (o aluno Simão Silva do 5ºE também participou na limpeza)
Ontem logo pela manhã, alguns alunos do Clube da Floresta a Bolota, deitaram mãos ao trabalho, e iniciaram uma campanha de limpeza do Charco Pedagógico. O material removido foi muito mas quase exclusivamente material biológico proveniente da queda de folhas das muitas árvores do nosso jardim. Infelizmente foi também recolhido algum material de plástico, mas residual.
Como o próprio nome indica, o nosso Charco Pedagógico é mais uma ferramenta pedagógica para promover o ensino das Ciências na nossa Escola. Como tal todos os anos alguns professores de ciências naturais têm utilizado o Charco Pedagógico para desenvolver práticas de ensino que promovam o ensino das ciências numa vertente mais prática e experimental. Nesse sentido e no segundo período, alguns professores de Ciências Naturais do 3º ciclo, irão lançar o desafio de realização de uma monitorização do Charco Pedagógico junto dos seus alunos do oitavo ano na EBVV, nomeadamente da identificação de seres vivos que o colonizam, desde anfíbios aos macro invertebrados.

Este ano letivo, iremos realizar uma aula de campo com a investigadora, Drª Marta Oliveira do CIBIO/BIOPOLIS da Universidade do Porto. Nesse dia (16 de janeiro) além da observação e levantamento da biodiversidade, os alunos das turmas dos sextos anos, turma A e B, irão assistir a um workshop sobre Repteis e anfíbios ministrado por esta mesmo investigadora. . Pretendemos também que durante o segundo período, e em ambiente de sala de aula, com recurso a lupas digitais e aos guias existentes na escola, os alunos em grupo, realizem a identificação e registo das espécies de macroinvertebrados observados na água do nosso Charco Pedagógico.

Em sala de aula, com recurso a lupas digitais e aos guias existentes na escola, os alunos em grupo, procedem à identificação e registo das espécies de plantas, anfíbios e macroinvertebrados observados.
Rã-comum, rã-verde ou Rana perezi no charco pedagógico e larvas de efémera, observadas à lupa digital em ambiente de laboratório, pelos nossos alunos no passado ano letivo

Finalmente este espaço pedagógico, ficou em condições para nele se desenvolverem neste ano letivo mais atividades no ânbito das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-quimica.
Mais uma vez quero agradecer a estes alunos do Clube da Floresta "A Bolota", nomeadamente aos alunos ; Olívia Martins 8ºD , Mariana Sousa 8ºD, Inês Gomes 6ºF , Matilde Gomes 6ºF e o aluno Simão Silva do 5ºE , a dedicação nesta atividade de limpeza do Charco pedagógico. Até breve.
Vila Verde, 6 de dezembro de 2024
Luís Vaz
(Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)
Comments