"Operação sem fronteiras, Comércio ilegal/ um caminho para a extinção"
- Luís Vaz
- 17 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jan.

Ontem , dia 16 de janeiro, decorreu uma palestra no polivalente da escola Básica de Vila Verde, sobre o Tema; "comércio ilegal de animais e as suas consequências na biodiversidade".
A palestrante foi a drª Marta Oliveira, investigadora do CIBIO / BIOPOLIS da Universidade do Porto.
Marta Oliveira , Bióloga de formação, iniciou a palestra falando da Biodiversidade em Portugal, nomeadamente das Espécies-chave, aquelas que desempenham um papel crítico na manutenção da estrutura de uma comunidade ecológica e cujo impacto é maior do que seria esperado com base na sua abundância relativa, a nível dos Mamíferos nomeadamente; o Lobo-ibérico, lince-ibérico, morcegos; a nível dos Anfíbios nomeadamente; a Salamandra-lusitânica, rã-ibérica; a nível das Aves nomeadamente, a Águia-imperial-ibérica, cegonha-preta e os abutres; a nível da vida Marinha, referiu os Cavalos-marinhos, golfinhos, tartarugas. De seguida elencou as principais Ameaças em Portugal; nomeadamente; a Expansão urbana e agrícola, os Incêndios florestais, as espécies invasoras e as Alterações climáticas.
Lembrou aos alunos de que o tráfico ilegal de animais selvagens, devasta a vida selvagem em todo o planeta, afetando cerca de 4.000 espécies e ecossistemas inteiros. Informou também que as apreensões entre 2015 e 2021 indicam a existência de "comércio ilegal", em 162 países. Este crime é bastante organizado e ameaça a biodiversidade, os meios de subsistência e o clima. Neste sentido a Dr. Marta Oliveira, apresentou aos alunos das turmas do 6º A, 6º B e do 8º G, um PowerPoint que ilustrou diversos tipos de Tráfico de animais e das suas consequências nos diversos ecossistemas. Com recurso a vários exemplos, mostrou aos alunos que o comércio ilegal de vida selvagem, põe gravemente em perigo inúmeras espécies e perturba os ecossistemas. Falou também na caça furtiva contínua e implacável impulsionada por este comércio, que levou a um declínio nas populações destas espécies, com algumas quase à beira da extinção. Deu também o exemplo das muitas crias de elefantes que já nascem sem as suas presas, fruto da eliminação /extinção dos elefantes com presas, consequência da caça furtiva.

Em suma, os alunos ouviram com muita atenção e interesse na apresentação deste tema pela parte da bióloga Marta Oliveira, o que significa que estes alunos querem realizar bons trabalhos para um concurso Nacional do Projeto Eco Escolas, sobre a temática do Comércio ilegal / um caminho para a extinção .
A Drª Marta Oliveira abordou também o "Impacto da Atividade Humana e Principais ameaças", nomeadamente a Destruição de habitats, as mudanças climáticas, a Poluição, a Introdução de espécies invasoras, bem como as Consequências: a Extinção de espécies (taxa de extinção 100x superior ao normal) e o Desequilíbrio ecológico.
Finalmente abordou o Tema principal, o Comércio de espécies selvagens proibido ou não regulado, apresentando como exemplos de animais traficados: o Elefantes ( o marfim), Rinocerontes (os chifres), Papagaios, répteis (coleção de animais exóticos), Peixes ornamentais e corais .
Como Impacto do Comércio Ilegal para os ecossistemas, apresentou os seguintes; o declínio de populações selvagens e a perda de espécies-chave. Para a saúde pública apontou as doenças zoonóticas e para a economia, o incentivo das redes criminosas e reduz recursos locais.

Para finalizar e sobre a situação do Comércio Ilegal em Portugal Situação, referiu que as espécies frequentemente traficadas são as aves exóticas, répteis e crustáceos. Frisou ainda que Portugal é um ponto de entrada na Europa devido às ligações com África e América do Sul. A nível da Legislação falou da Convenção CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas), e que a fiscalização deste crime em território nacional é da competência da AIMA (antigo SEF), da GNR (Sepna) e do ICNF.
A Drª Marta Oliveira, Bióloga de investigação no CIBIO(BIOPOLIS), finalizou a palestra com a seguinte mensagem : "Proteger a biodiversidade é um esforço global e de todos. Combater o comércio ilegal de animais exige educação, legislação eficaz e cooperação internacional.
Em suma, Sensibilizar a sociedade para os impactos deste crime é uma missão nobre e de importância global.
Só me resta, enquanto coordenador do Eco Escolas da EBVV, da agradecer à Drª Marta Oliveira pela preciosa ajuda ao nosso trabalho de educação ambiental e claro, agradecer também a todos os alunos presentes, nomeadamente os alunos das turmas do 6º A, do 6º B, e do 8º G.
Até breve.
Luís Beleza Vaz
(coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV)
Comments