top of page
Foto do escritorLuís Vaz

As joaninhas da nossa Horta Pedagógica

Atualizado: 20 de abr.


Uma solução natural para o controlo de pragas na nossa Horta Pedagógica tem sido o combate biológico por predadores naturais. Hoje vimos realçar a importância das joaninhas no combate aos pulgões que todos os anos atacam as nossas culturas das favas. Como as joaninhas são insetos predadores que raramente se alimentam de plantas, pois o seu menu favorito inclui os pulgões, moscas-da-fruta ou ácaros, entre outras pragas nocivas para culturas como as de citrinos, favas, milho ou ervilhas, nós protegemos e cuidamos delas.


A professora Goreti da Equipa do Projeto Eco Escolas, mostra uma das muitas joaninhas que estão a controlar a população de pulgões que estão a atacar as nossas favas na horta pedagógica



As nossas favas estão a crescer bem e este ano com poucos pulgões, devido à ação predatória das nossas amigas joaninhas, conforme se pode constatar pelo pequeno vídeo que realizamos na semana passada na Horta Pedagógica da EBVV.


O professor Lino Ramos e a professora Goreti tratam das ervilhas, do lado direito poderemos contemplar as exuberantes favas, que foram cuidadosamente semeadas pelos alunos do 7⁰G e sachadas pelo professor Luís Vaz, estão bonitas e com muitas frutificações.

Ciclo de vida das joaninhas


Uma linda joaninha a comer pulgões nas folhas das favas da nossa Horta Pedagógica


Só nos resta esperar mais um pouco e iniciar a recolha de favas da nossa Horta Pedagógica, fruto do nosso trabalho, professores, assistentes operacionais e alunos da EBVV. Brevemente daremos mais notícias da Horta Pedagógica, nomeadamente das nossas galinhas poedeiras 😜 👍


Luís Vaz


(Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)

62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page