Palestra sobre "Plantas Invasoras" / Semana da floresta Autóctone
- Luís Vaz
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Está a decorrer a Semana da Floresta Autóctone. “Cuidar hoje para preservar o amanhã” é o tema proposto pelo Município de Vila Verde. A nossa Escola participa numa atividade sobre "Plantas Invasoras", composta por duas ações, uma teórica que decorreu hoje logo pela manhã, envolvendo quatro turmas do quinto ano da EBVV , e outra prática que decorrerá no próximo dia 24 na zona fluvial da Malheira junto ao rio Homem.
De 20 a 27 de novembro, o Município de Vila Verde assinala a Semana da Floresta Autóctone, uma iniciativa dedicada à valorização das florestas autóctones e à promoção da consciência ambiental junto da população. Sob o lema “Cuidar hoje para preservar o amanhã”, o programa propõe um conjunto diversificado de atividades que visam reforçar o compromisso coletivo com a proteção e regeneração do património natural do concelho.
A palestra que decorreu hoje no Polivalente da Escola Básica de Vila Verde, teve como palestrantes/ dinamizadores o engenheiro Adelino Silva, técnico ambiental do município de Vila Verde e o professor Luís Vaz. Este último abordou o tema da floresta Autóctone em Portugal e a sua biodiversidade, tendo feito uma história da nossa floresta nativa, desde a floresta subtropical até á atual floresta para esta zona geográfica. De seguida o engenheiro Adelino Silva abordou a problemática do controlo de três plantas invasoras (pinheirinha-de-agua, jacinto de-de-água e a elódea), nos nossos rios no Minho e a importância das zonas húmidas na manutenção da Biodiversidade animal e vegetal. A palestra decorreu com os nossos alunos muito interessados e motivados. No final ainda houve tempo para alguns alunos colocarem as suas interessantes dúvidas.
Os meus parabéns aos alunos presentes, das turmas do 5⁰ B, 5⁰ C, 5⁰ D e do 5⁰ G, pois revelaram de uma forma geral um comportamento exemplar e ajudaram assim ao êxito de mais uma atividade promotora da sustentabilidade no âmbito do Plano de Ação do Projeto Eco-Escolas da EBVV.
Luis Vaz
(Coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV)

















Comentários