BRIGADAS DE ENERGIA EM AÇÃO
- Luís Vaz
- 7 de mai.
- 2 min de leitura

Energia
A energia elétrica é um fator muito importante nos dias atuais pois proporciona conforto, bem-estar e segurança na sociedade. Em quase tudo que fazemos hoje em dia a eletricidade está envolvida e devido a isso o consumo é crescente. Tivemos um “APAGÃO” há poucos dias, que nos faz pensar no consumo de energia e na nossa dependência energética.
Assim a poupança de energia é uma preocupação da nosso Projeto que além de ser benéfica para o meio ambiente, também proporciona economia financeira. O aumento da poupança e eficiência energética nas instalações da nossa escola, reduz as emissões de gases com efeito de estufa relacionados com o processo de produção de energia elétrica, o que implica a redução do ritmo das mudanças climáticas no mundo, como o aquecimento global.
DESCRIÇÃO DA INICIATIVA
A participação na recolha e análise de dados de consumo que permitam analisar o impacto das ações do Eco-Escolas na escola é uma tarefa de grande importância para a validação interna e externa da eficácia do nosso Programa.
Como tal criamos na nossa Escola uma “Brigada da Monitorização” (que integra conceito “Brigada Verde” – mais abrangente), a qual é composta por alunos da turma do 8º A.
Os registos dos consumos são realizados pelos alunos, através da leitura dos três contadores existentes na escola, da água, da eletricidade e do gás. Esta Equipa de alunos é supervisionada e acompanhada pela professora de Físico-química Luísa Campos.
A Brigada de Energia em Ação
Os alunos da brigada do 8º A estão a fazer a monitorização mensal do gasto de energia elétrica, de gás e da água da EBVV. O objetivo é perceber se podemos poupar ainda mais e fazer as mudanças necessárias.

O aluno José Ferreira faz a monitorização.
Pequenas mudanças no dia-a-dia evitam o desperdício e fazem diferença!
Só nos resta dar os parabéns a estes alunos e á professora Luísa Campos que os acompanha, pelo interesse e participação nesta atividade do Projeto Eco Escolas da EBVV.
Vila Verde, 7 de maio de 2025
Carla Vieira
(Professora Coordenadora do Eco Escolas da EBVV)
Comments