Durante esta última semana, o Grupo 200 (História e Geografia de Portugal), promoveu mais uma vez, a já habitual exposição de Rosas dos Ventos em materiais reutilizáveis. Os professores desta disciplina desafiaram os seus alunos a elaborarem este instrumento de orientação em diversos materiais, dando assim o mote para reutilizarem materiais recicláveis dando novamente utilidade aos mesmos. Esta atividade promove sem dúvida nos nossos alunos a "Criatividade" assim como a educação para "sustentabilidade".
Perspectiva de uma parte da exposição de Rosas do Ventos elaboradas pelos alunos do 5º ano
A rosa dos ventos, um instrumento de orientação utilizado há séculos, ganhou na nossa Escola, uma nova perspectiva ao ser construída com materiais reciclados. Os nossos alunos criaram objetos funcionais e artísticos, como a rosa dos ventos, reutilizando desde cápsulas de café em alumínio, a talheres de madeira entre muitos outros materiais. Esta exposição além de promover a sustentabilidade, permitiu também a criação de peças únicas, conferindo personalidade e estilo a cada peça exposta. Promoveu também a criatividade na utilização de materiais reciclados que resultaram na produção de verdadeiras obras de arte.
Pormenores de algumas peças da exposição de Rosas do Ventos elaboradas pelos alunos do 5º ano
Só me resta agradecer aos alunos do 5º ano, que se dedicaram à elaboração de tão belas Rosas dos Ventos, e claro aplaudir os seus professores que promoveram este desafio desta Belíssima Exposição, já que além da criatividade colaboraram mais uma vez na promoção da reutilização e na reciclagem de materiais, em suma foram atores da Educação para a Sustentabilidade com os nossos alunos.
Vila Verde, 15 de novembro de 2024
Luís Vaz
(Coordenador do Projeto Eco Escolas da EBVV)
Comments