Na passada segunda feira, visitei a horta pedagógica com o professor Lino Ramos, para ficar informado sobre as últimas culturas que irão produzir ou que já estão a produzir. Estas últimas são os tomateiros, pepinos e amoras.
As que irão produzir, algumas já em fase de floração ou início de frutificação são as seguintes;
Pimentos
Abóboras
Pepinos
Courgettes
Feijão rasteiro
Uvas de mesa
Morangos
Couves diversas
As couves, abóboras e feijão rasteiro na horta pedagógica
O lindo tomatal , as zinias e a equipa de manutenção da horta pedagógica . Zinnia, popularmente zínia, viúva-regateira ou benedita, é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
Pela primeira vez, as nossas videiras de uvas de mesa (temos diversas variedades/ castas) foram devidamente tratadas com "calda à bordalesa" pelo sr. Professor Lino Ramos, um tratamento permitido na agricultura biológica. Como tal neste momento já temos lindos cachos em processo de formação, conforme podem constatar nas imagens seguintes.
As nossas videiras viçosas e com belos cachos de uvas
Assim tudo indica que pela primeira vez na história da nossa Horta Pedagógica, iremos ter saborosos cachos de uvas de mesa para degustação.
Outros frutos que neste momento estão a produzir em força, são as "amoras sem espinhos" ( Rubus sp.), um fruto rico em diversos nutrientes e em fortes oxidantes.
Dois dos produtos deste momento na Horta Pedagógica, as amoras e os ovos das nossas galinhas poedeiras.
Brevemente teremos lindos tomates ricos em beta carotenos e licopenos, ótimos para se confeccionar saudáveis saladas de verão.
Os tomateiros a produzirem em pleno, pois já se formaram belos frutos nestas plantas da horta
Em suma, a Horta pedagógica da EBVV, neste momento continua a fornecer diversos produtos hortícolas e tal deve-se a um trabalho de equipa liderado pelo seu responsável, o professor Lino Ramos. A ele e à sua equipa, o nosso agradecimento.
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Comments