Atividade sobre "O SOM", para alunos do Centro Escolar
- Luís Vaz
- 24 de jan.
- 2 min de leitura

Na passada quinta-feira, dia 23 de janeiro, decorreu uma visita de três turmas do Centro Escolar à nossa Escola, para cantarem as janeiras e participarem em diversas atividades, uma delas foi sobre "O SOM " e decorreu na sala "Multiusos" da Escola. Os cerca de setenta alunos foram acompanhados pelas respetivas senhoras professoras das turmas envolvidas, nomeadamente as professoras titulares Alda Pinto, Liliana Oliveira, Júlia Araújo, e ainda pelas Educadoras Manuela Teixeira, Filipa Andrade , Manuela Cracel e as professoras Ivone Cunha e Vera Freitas.
Todos assistiram na sala "Multiusos" da EBVV, a uma pequena palestra sobre o "O SOM" e os perigos dos grandes ruídos, dinamizada pela professora Luísa Campos e o professor Luís Vaz. Nesta palestra foi explicado o que é o Som/ruído, que se mede em decibéis com recurso a "Sonómetros", e que o Limiar de audição - é a partir de 0 dB - o nível de intensidade sonora mínimo detetado pelo ouvido humano, e o Limiar de dor - 120 dB - como o nível de intensidade sonora máximo suportável pelo ouvido humano. Depois de um conjunto de explicações sobre esta temática e da visualização de um filme sobre o "SOM", os alunos puderam produzir sons/ruídos e visualizar no écran, os níveis de decibéis produzidos e assim perceberem melhor os seus efeitos na saúde e no ambiente. Notar que o "som" é uma percepção sensorial e o "ruído" é visto como sendo um som indesejado. O som pode ser explicado por variações em maior ou menor grau da pressão do ar, que provocam uma resposta sensitiva no sistema auditivo. O ruído está normalmente presente em todas as atividades humanas.

A professora de Físico-química, Luísa Campos analisa os registos do sonómetro que registou os níveis de decibéis do "Ruído" registado na sala



A atividade em questão, visou sensibilizar estes alunos para os efeitos do "Ruído", realçando a necessidade de desenvolver nos estudantes uma cultura de respeito face ao ruído, destacando a importância de ter sempre presente o que aprenderam através destes conhecimentos.
As contribuições dos professores que desenvolveram esta atividade educativa, visaram os seguintes objetivos:
- Sensibilizar os alunos para a problemática do ruído.
- Informá-los sobre os danos e perigos causados pelo ruído.
- Aconselhá-los sobre como devem proteger-se do ruído.
- Indicar-lhes como agir para não serem agentes produtores de ruído.
- Avaliar o ruído como uma forma de poluição.

Imagem ilustrativa das principais efeitos na saúde humana do "Ruído"
Os alunos revelaram interesse e participaram bastante nesta atividade, apresentando questões pertinentes sobre os diversos assuntos discutido e abordados.
Em suma, a "Equipa" do Projeto Eco-Escolas da EBVV, agradece a colaboração dos professores envolvidos e enaltece também, a forma muito assertiva como estes alunos se comportaram e aderiram ás diversas atividades realizadas na manhã do dia 23 de janeiro.
Vila Verde, 24 de janeiro de 2025
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Comments