Nova Equipa da Compostagem na Horta Pedagógica
- Luís Vaz
- 31 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de jun. de 2024

Desde o mês passado, que a equipa de compostagem da Horta Pedagógica foi substituída. Assim damos oportunidade a novos alunos para participarem nesta atividade que visa o aproveitamento de resíduos orgânicos do jardim ( ricos em carbono) e o aproveitamento de resíduos não cozinhados, da cantina escolar (ricos em azoto), no sentido de os transformar em composto orgânico para ser utilizado nos trabalhos de horticultura na nossa horta pedagógica. Os alunos destas equipas, alternadamente depositam nas quartas e sextas feiras os resíduos referidos no nosso compostor da Horta Pedagógica. Assim temos sempre algum composto para utilizar nas nossas transplantações, nomeadamente nos transplantes das plantas autóctones e nas sementeiras no nosso "berçário" vegetal.

Os alunos Gabriel António e o Jorge Gomes (da turma do 6ºG), a despejarem o balde com os resíduos orgânicos ricos em azoto, recolhidos na cantina da Escola

A nova equipa que já está em ação desde o mês passado é composta pelos seguintes alunos,
A equipa de quarta-feira é o Jorge Gomes n° 9 e o Gabriel António n°7 da turma do 6⁰G
A equipa de sexta feira é a Maria n°14 e a Bruna n°4 da turma do 6⁰G

Na base do compostor podemos ver o "produto final", um composto orgânico ideal para utilizar na agricultura biológica da nossa Horta Pedagógica
Na agricultura biológica, a fertilidade e a atividade biológica dos solos devem ser mantidas e aumentadas, além de técnicas como a rotação de culturas, adubação verde e diversidade vegetal entre outras.
A aplicação de estrume animal ou de matéria orgânica compostada, provenientes de produção biológica, contribuem para reforçar a estabilidade e a biodiversidade do solo e impedem a sua compactação e erosão. Até breve.
Vila Verde, 31 de maio de 2025
Manuel Esteves
Comments