Na passada quarta-feira, dia 24/10/24 logo pela manhã, os alunos do Clube da Floresta da EBVV, reuniram-se na nossa Horta Pedagógica para realizarem a primeira atividade deste ano, uma grande sementeira de bolotas do nosso carvalho-alvarinho (Quercus robur) e uma sementeira de azevinhos ( Ilex aquifolium).
O Sr. Abílio Martins, nosso parceiro neste Clube, da Associação ALVA (com sede em Braga), foi o grande mestre desta maratona de sementeiras neste dia, que marcou o início das atividades deste Clube, pois explicou com muita mestria as técnicas para se realizar estas mesmos sementeiras, nomeadamente como selecionar as bolotas saudáveis e que irão sem grande margem de erro germinar e dar origem a uma nova planta, a um novo carvalho-alvarinho.
Parte da "Brigada da Floresta" da Escola Básica de Vila Verde, que hoje iniciou o programa de atividades para este ano letivo de 2024/2025
Este Clube da Floresta da Escola Básica de Vila Verde "A Bolota", tem como principal objetivo "a promoção do conhecimento e proteção dos ecossistemas existentes na escola e nas zonas envolventes", dando particular importância á floresta carvalhal e ás espécies autóctones aí existentes.
As propostas de atividades para este ano letivo, são as seguintes:
recolha de sementes e criação de viveiros de árvores autóctones;
pesquisa e identificação das árvores presentes nos jardins da Escola;
identificação de plantas invasoras
divulgação dos efeitos das plantas invasoras nos nossos ecossistemas;
participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas (em articulação com o Município de Vila Verde);
participação em "trilhos em zonas de Carvalhais" no Concelho de Vila Verde.
Como tal os nossos alunos do Clube da Floresta, tiveram na passada quinta-feira, o privilégio de semearem cerca de 400 bolotas de carvalhos-alvarinho e realizarem também uma sementeira de azevinhos (Ilex aquifolium), para no futuro se transplantarem para pequenos vasos. No final do ano letivo todas as plantas serão recolhidas pela Associação ALVA e levadas para os Hortos da Associação (Em Mire de Tibães), para ao terceiro ano do seu crescimento serem utilizadas em campanhas de plantação em zonas de Baldios ou zonas ardidas no nosso Concelho ou noutros concelhos do Distrito de Braga.
Processo de libertação de sementes de azevinhos, cada "fruto seco" de azevinho liberta três ou quatro pequenas sementes, que foram semeadas num "berçário" próprio para se realizar a germinação
O início dos trabalhos e as pequenas plantas, que esperamos ter no final do ano letivo (carvalhos, sobreiros e azevinhos) prontas para serem recolhidas para os Hortos da Associação ALVA
A Bolota do carvalho-alvarinho é sem dúvida o "FUTURO DA FLORESTA " do NOROESTE DO PAÍS
Só me resta agradecer a todos os alunos do Clube da Floresta "A Bolota", ao sr. Abílio Martins da Associação ALVA e á Dª Cristina Carneiro (Coordenadora dos Assistentes Operacionais), todo o trabalho e dedicação a este jovem Clube do Projeto Eco Escolas da EBVV.
Até breve
Vila Verde, 24 de outubro de 2024
Luís Vaz
(Coordenador do Projeto Eco Escolas da EBVV
Comments