Os alunos do 1º Ano do Centro Escolar visitam a Horta Pedagógica da EBVV
- Luís Vaz
- 23 de jan.
- 2 min de leitura

Hoje ao final da manhã, e depois de cantarem as Janeiras e assistirem a duas atividades na sala "Multiusos", primeiro sobre o "SOM" e depois sobre impressão 3D, os cerca de 70 alunos tiveram ainda o privilégio de visitarem a nossa Horta Pedagógica, sobre a orientação do sr. professor Lino Ramos e acompanhados pelas respetivas senhoras professoras das turmas envolvidas, nomeadamente as professoras titulares Alda Pinto, Liliana Oliveira, Júlia Araújo. Acompanharam ainda estes alunos, as Educadoras Manuela Teixeira, Filipa Andrade , Manuela Cracel e as professoras Ivone Cunha e Vera Freitas.
Estes alunos tiveram a oportunidade de visitarem a Horta Pedagógica no seu todo, desde a casinha das Alfaias ás culturas deste ano já em crescimento, as favas e as ervilhas, passando é claro pelo nosso grande galinheiro, uma estrutura relativamente recente que acrescentou valor educativo à Horta Pedagógica.
Hoje estes alunos, que dentro de quatro anos estarão nesta Escola, revelaram muito interesse, alegria e desejo de saber mais .... Parabéns a todos eles pela forma assertiva que demonstraram na Visita e na participação das restantes Atividades de hoje, e claro às suas professoras, também responsáveis pelo excelente comportamento e interesse demonstrado pelos seus alunos.

O professor Lino Ramos encaminha com muita dedicação todos os alunos do primeiro ano do Centro Escolar, para entrarem neste belo espaço pedagógico, a Horta da EBVV
Os principais objetivos deste Projeto, para este ano letivo são os seguintes, a saber : despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas; dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente serão utilizadas no dia da culinária; consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos; degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos; criar na escola, uma área verde, produtiva pela qual todos se sintam responsáveis; estimular a destreza motora dos alunos; cultivar a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade; estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real; entre outros mais específicos.


Em suma, a Horta pedagógica da EBVV, continua a afirmar-se como uma ferramenta pedagógica, além de fornecer diversos produtos hortícolas. Tal deve-se a um trabalho de equipa liderado pelo seu responsável, o professor Lino Ramos. A ele e à sua equipa, o nosso agradecimento.
Vila Verde, 23 de janeiro de 2025
Luís Vaz
(Coordenador do Eco-Escolas da EBVV)
Comentarios