Hoje de manhã, os alunos da turma do 6⁰ G, deslocaram-se à Horta Pedagógica, para realizarem transplantação de carvalhos-alvarinho. Alguns destes carvalhos, foram doados pela assistente operacional Dª Madalena, que nos trouxe sob a forma de pequenas plântulas.
As plântulas de carvalho-alvarinho (Quercus robur), foram assim transplantadas pelos alunos sob a orientação do professor Luís Vaz, para pequenos vasos, atividade esta prevista no âmbito do Plano de Ação do Projeto Eco Escolas da EBVV. Como o Eco Escolas se comprometeu a produzir pequenos vasos com carvalhos ( por sementeira de bolotas ou transplantação de pequenos carvalhos), num pequeno espaço dentro da nossa Horta Pedagógica para mais tarde serem recolhidas pela Associação Alva, associação que realizou recentemente uma parceria nesse sentido, temos realizado estas transplantações para brevemente forneceremos um conjunto de vinte a vinte e cinco Carvalhos-alvarinhos em vasos à associação Alva.
Estas plantas depois de entregues à Associação Alva, serão cuidadas pela associação até apresentarem um bom crescimento para serem plantadas em terrenos baldios do concelho de Vila Verde ou mesmo do concelho de Braga.
O carvalho alvarinho é uma árvore nativa da Europa e trata-se de uma das árvores mais majestosas da nossa floresta. Existem espécimes de Carvalho Alvarinho que ultrapassam os 45 metros de altura e 1000 anos de idade.
Alguns carvalhos-alvarinho prontos para entregar à Associação ALVA
O Carvalho Alvarinho possui um crescimento lento e uma longevidade muito elevada. A sua longevidade normalmente situa-se nos 1000 anos de idade. O Carvalho Alvarinho prefere uma exposição ao sol e adapta-se bem a diversos tipos de solo. Pode-se plantar em qualquer época do ano, sobretudo no Outono e Primavera. Suporta temperaturas até -20°C
Os alunos do 6⁰G que se dedicaram ao transplante de carvalhos hoje na horta pedagógica da EBVV
Só me resta agradecer aos alunos da turma do 6⁰G, o seu empenho e dedicação nos trabalhos hoje realizados e agradecer também à Dª Madalena pela oferta de pequenas plântulas de carvalhos-alvarinho. Brevemente daremos mais notícias sobre o futuro destes carvalhinhos.
Vila Verde, 29 de abril de 2024
Luís Vaz
(Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)
Comments