Este trilho que realizamos hoje com a turma do sétimo G, é fruto da parceria entre o projeto Eco-Escolas (da EBVV), o Município de Vila Verde e o Projeto Internacional LIFE Wild Wolf. Estes alunos foram acompanhados neste Eco-Trilho, por dois investigadores do BIOPOLIS / CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto, Francisco Álvares e Marta Oliveira. Francisco Álvares é o responsável máximo em Portugal pelo Projeto LIFE WILD WOLF, e é considerado um grande especialista Português em Carnívoros/Lobo, e reconhecido internacionalmente. Para além destes investigadores, os alunos do 7⁰G, foram acompanhados pelo sr. engenheiro Adelino Silva do Município de Vila Verde, pelo professor Luís Vaz (Coordenador do Projeto Eco Escolas) e por dois professores da turma, o professor Manuel Esteves e o professor Luís Simões.
Os alunos do sétimo G caminham junto ao imponente muro do Fojo do Lobo de Gondomar
Na parte da manhã realizou-se uma apresentação para preparar a saída de campo da parte da tarde. Nessa sessão o Dr. Francisco Álvares deu todas as explicações para que os alunos percebessem os objectivos do Projeto Life Wild Wolf e a situação atual da alcateia de Vila Verde. Os alunos mostraram-se muito interessados e realizaram muitas questões. Além da turma do 7⁰G, uma outra turma da escola esteve também presente, a turma do 5⁰C. Destas duas turmas só a primeira realizou o Trilho .
Francisco Álvares a dar as explicações sobre o Projeto Life Wild Wolf e sobre a situação da alcateia de Vila Verde
Na sessão da manhã, os alunos do 5⁰C , do 7⁰G e professores ouviram com muita atenção todas as explicações do investigador Dr. Francisco Álvares
Cobra de água e rã ibérica, duas das diversas espécies identificadas neste Eco Trilho
Lesma, rã verde e excrementos de lobo identificados junto a um dos poços do Fojo do Lobo de Gondomar
falso-feto-macho, fentilha (autóctone)
Dryopteris affinis /
O “Trilho Eco-Lobo” que realizamos hoje, percorre caminhos transitados por pessoas e lobos, numa área situada entre duas características aldeias de montanha (Gondomar e Bezeguimbra), abrangendo duas das principais bacias hidrográficas do noroeste de Portugal (os rios Lima e Cávado) e em pleno território de uma das alcateias existente no noroeste de Portugal (a alcateia de Vila Verde), dando a conhecer o património natural (fauna, flora, geologia e hidrografia), o património cultural (edificado, religioso e etnográfico), e o modo de vida do lobo-ibérico, numa paisagem rural moldada pela intervenção humana.
O grupo tirou fotografias com a bandeira do projeto Life Wild Wolf em dois lugares icónicos do Trilho Eco-lobo, aqui no interior de um carvalhal
Os alunos do sétimo G, num giestal registaram todas as informações necessárias para posteriormente elaborarem fichas que caracterizem as estações do trilho (com a supervisão da professora de Ciências Naturais, Beatriz Santos )
O grupo que realizou o Eco Trilho à entrada da aldeia de Bezeguimbra, com a bandeira do projeto Life, nosso parceiro nesta atividade
A zona abrangida pelo trilho é percorrida pelo lobo, podendo a sorte permitir uma observação fugaz deste predador ou como hoje, a deteção de excrementos nos cruzamentos de caminhos, usados como pontos de marcação territorial
para comunicação entre os membros da alcateia.
Aldeia de Bezeguimbra e ao fundo os Carvalhais visitados hoje pelos alunos e professores
A caminho da aldeia de Bezeguimbra, vindos de um dos poços do Fojo de Gondomar
Mapa do nosso trilho Eco lobo na íntegra, com a identificação de todas as Estações
O trilho na sua totalidade apresenta 16 estações agrupadas em 3 temáticas principais (“Aldeias e paisagem”; “Património agro-pastoril”; “Florestas e matagais”), destinadas a interpretar a paisagem e património. Hoje com os alunos fizemos o percurso pedestre ao longo de alguns troços do “Trilho Eco-Lobo”, incluindo as respetivas Estações, para interpretação da biodiversidade, geodiversidade e património etnográfico, nomeadamente em:
Fojo do Lobo, com deslocação ao bosque ripícola, poços do Fojo e ao giestal.
Bezeguimbra, com deslocação à aldeia, Capela de Santa Luzia, abrigo sob penedos graníticos, carvalhal e abrigo de pastor no lameiro.
Os alunos visitaram um dos poços do Fojo do Lobo de Gondomar
O Trilho correu muito bem, sem incidentes e sempre com muita alegria e interesse da parte dos alunos. É de facto uma iniciativa a repetir e a clonar. Só me resta agradecer toda a atenção e disponibilidade do Dr. Francisco Álvares e da Drª Marta Oliveira para connosco e para com os nossos alunos. Um até breve, pois este Eco Trilho é também uma atividade no âmbito do Eco-Escolas da EBVV, a concurso Nacional.
Vila Verde, 24 de abril de 2024
Luís Beleza Vaz
( Coordenador do projeto Eco Escolas da EBVV)
Comentários