
Uma rã do nosso belo Charco Pedagógico

O nosso Charco Pedagógico, foi o palco do workshop sobre répteis e anfíbios de Portugal

Na passada sexta feira, dia 16 de janeiro de 2025, a Bióloga Marta Oliveira, Investigadora do BIOPOLIS/ CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, da Universidade do Porto, realizou um workshop sobre "Répteis e Anfíbios de Portugal", para os alunos das turmas do 6º A, do 6º B e do 8º G da nossa Escola.
Esta atividade teve como Objetivos;
Adquirir conhecimentos básicos sobre anfíbios e répteis, quais as suas principais características, a sua importância ecológica, as suas principais ameaças bem como outras curiosidades sobre estes animais.
Conhecer e identificar as diferentes espécies de anfíbios e répteis que ocorrem em Portugal.
Para tal a Drª Marta Oliveira abordou os seguintes conteúdos;
Anfíbios e répteis: o que são, características, importância ecológica e ameaças.
Identificação de anfíbios e répteis de Portugal, com recurso a vários guias de identificação.
Observação e identificação de um anfíbio (uma rã ibérica do Charco e um réptil (uma cobra albina americana).
Demonstração prática de métodos e técnicas de estudo de anfíbios e répteis.
Esta atividade também pretendeu dar a conhecer e a estimular o interesse pela herpetofauna de uma forma prática e dinâmica. Para isso, foram abordadas as principais características morfológicas, qual a importância ecológica, bem como outras curiosidades dos anfíbios e répteis, tendo em conta que Portugal é um dos países da Europa com maior diversidade de anfíbios e répteis. A Drª Marta oliveira explicou que os Anfíbios e os Répteis, pelas suas características biológicas, são dois grupos de vertebrados sensíveis a alterações ambientais, em particular aquelas que causam a perda, fragmentação e degradação dos habitats por ação das atividades humanas. Os alunos revelaram muito interesse, curiosidade e muita vontade de realizarem perguntas à investigadora Marta Oliveira. A grande "estrela" deste Workshop foi a cobra "Olaf" da bióloga Marta, uma cobra albina americana, que já nasceu em Portugal .
NOTA: Herpetofauna é o termo utilizado para denominar a totalidade dos répteis e anfíbios de uma região.
A bióloga Marta oliveira ainda referiu que a lista de anfíbios de Portugal inclui todas as espécies de rãs, sapos, salamandras e tritões existentes em Portugal, num total de dezanove espécies, 7 espécies de salamandras e tritões e 12 espécies de sapos, sapinhos, rãs e relas. Quanto ao número de Répteis, a lista inclui 33 espécies de repteis (2 espécies de cágados; 19 espécies de lagartos; 2 espécies de cobras-cegas e 10 espécies de serpentes).
Explicou também que a Península Ibérica é uma zona de elevado número de espécies endémicas, incluindo várias espécies de anfíbios, animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.
Só me resta, enquanto coordenador do Eco Escolas da EBVV, de agradecer à Drª Marta Oliveira pela preciosa ajuda ao nosso trabalho de educação ambiental e claro, agradecer também a todos os alunos presentes, nomeadamente os alunos das turmas do 6º A, do 6º B, e do 8º G.
Até breve.
Luís Beleza Vaz
(coordenador do Projeto Eco-Escolas da EBVV)
Comments